Balbúrdia Records

publicado em:21/05/23 10:33 PM por: admin Notícia

Luciano Hang entra com ação judicial contra a música “Eu odeio o véio da van” da banda Punkzilla!

O empresário Luciano Hang, conhecido por sua participação política no movimento bolsonarista, está movendo um processo contra a banda de punk rock Punkzilla. A controvérsia gira em torno da música intitulada “Eu odeio o véio da van”, de autoria da banda. O empresário alega que a letra é “extremamente ofensiva e desrespeitosa”, embora não faça referência direta a ele.

A Balbúrdia Records, selo independente comprometido com a liberdade de expressão e o fortalecimento da cena underground, manifesta seu repúdio veemente à ação movida por Luciano Hang contra a banda Punkzilla!

Acreditamos que a música é uma forma de arte e expressão legítima, capaz de refletir as realidades, críticas e ideias de seus artistas. A censura é um ato antidemocrático que vai de encontro aos princípios fundamentais da liberdade de expressão e da diversidade cultural.

A banda Punkzilla, reconhecida por sua postura irreverente e contundente, tem o direito de se expressar e abordar temas sociais, políticos e culturais de acordo com sua visão de mundo. É por meio dessas manifestações que a música ganha força e relevância, contribuindo para o enriquecimento da cultura e o debate saudável.

Nós, da Balbúrdia Records, defendemos a importância da liberdade artística e repudiamos qualquer tentativa de censura ou restrição à expressão artística. Encorajamos a todos a apoiar a Punkzilla e outras bandas independentes que enfrentam essas situações, promovendo o diálogo, a tolerância e a valorização da diversidade.

Reafirmamos nosso compromisso em apoiar e dar visibilidade a artistas que ousam questionar, provocar e trazer à tona questões relevantes através da música. Estamos ao lado da Punkzilla e de todos aqueles que lutam pela liberdade de expressão e pela manutenção de um ambiente artístico livre e plural.

A defesa de Hang argumenta que tanto a letra quanto a capa da música são claramente referências a Luciano Hang. Na petição inicial, foram destacadas 21 palavras consideradas “difamatórias” contra o empresário, incluindo termos como “babaca”, “trouxa”, “senil”, “caloteiro”, “corno”, “brocha” e outros.

A petição alega que “é evidente, Excelência, que uma música com pelo menos 21 xingamentos diretos e a atribuição de características criminosas, por si só, denigrem a honra e a imagem do autor, diminuindo sua reputação social”. Luciano Hang está buscando uma indenização de R$ 100 mil por danos morais, além da exigência de que a música seja retirada de circulação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil caso haja descumprimento.

Punkzilla! é uma banda de Punk Rock de Porto Alegre formada em 2014. Seu símbolo é um dinossauro com moicano inspirado no Godzilla, e remete ao novo despertar do rock destruidor e contestador de conceitos, sempre atento a novos temas e influências da atualidade.



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário




Descubra mais sobre Balbúrdia Records

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading