Balbúrdia Records

publicado em:2/11/22 7:27 PM por: admin ColunasEdinho Man

AOS POUCOS PLÁ VAI VENCENDO A INDÚSTRIA E O SISTEMA

“Assim o Plá, por si só, vendendo de mão em mão, sem apoio de gravadora, vai vencendo a indústria, ele é um dos melhores exemplos do faça você mesmo.”

Edinho Man

 A primeira vez que vi o Plá, foi no final dos anos 90 na Rua XV, tocando seu violão de forma estridente e berrando muito, era um pouco esquisito, mas era diferente e via ele direto e persistindo pelas ruas, na época ele era desconhecido e tenho certeza, muitos não entendiam sua mensagem e deviam achar que seria um artista de rua passageiro.

                Na época eu tocava na Banda Loira Fantasma, junto com o Joel Zanardini, e o mesmo tinha o estúdio Esfera que Grava e ia gravar um show do Plá ao Vivo no Tuc, se não em engano o tema era “tudo foi feito pelo sol”, ou algo assim. O mesmo gravou o Plá e relatou que o Tuc lotou e ficou gente para fora. Uau!!!!!!

                E o tempo foi passando e à medida que ia ouvindo o Plá pela Rua XV, percebi que as notas que saiam do Violão e os arranjos estavam cada vez melhores, ele estava cantando mais claro e suas mensagens estavam cada vez melhores, ele tinha interação com o público e comecei a ver ele aparecer nas mídias cada vez mais. Plá estava dando seu recado, chegou para ficar e enfrentar todo um sistema.

Capa do 63º disco do Plá – Outra Visão

                Um dia ouvi que ele já tinha mais de 40 CDs lançados, achei genial e ao passar na XV ouvi tocando e cantando divinamente, estava excelente.

                Em um dos eventos do lançamento da revista Trajano Records, encontrei o Plá e adquiri um cd seu, a obra: “Outra Visão”. Neste cd, ele tem o acompanhamento de vários músicos do Underground Curitibano e Músicos de qualidade técnica, arranjo e composições altas. São eles: Amarildo de Oliveira, Betinho, Flor, Gegê Valentino, Joe Homeless, Laércio, William Beer e Capita, ao ouvir me assustei e em surpreendi, estava fenomenal, estava Rock, estava pop, uma obra que não deve nada a nenhum artista do mainstream e as letras, são excelentes.

   Na galeria 42! do Luiz Retamozzo, encontrei-o e conheci seu 65 cd: rasguem as carapuças, com voz e violão. Excelente, Plá está cantado, tocando e compondo como nunca, nos mostrando que ele não deve mais nada a ninguém, já provou seu valor, é um dos nossos melhores artistas.

Capa do 65º disco do Plá – Rasguem as Carapuças

   Agora uma curiosidade: um dia desses em um sebo, na letra P, estavam: Plebe Rude, Paralamas do Sucesso e Plá? Sim o Plá, era o seu 41 cd, uma coletânea de 2005 a 2010, obra fenomenal. Ao chegar ao caixa a moça ao ver a mídia caseira, chamou o gerente e mostrou  assustada, pois a bolacha do cd estava escrita a mão, eu para acalmar falei que tudo bem, os CDs do Plá são feito por ele mesmo e são caseiros, mas nem por isso inferiores, o gerente concordou comigo e falou: “Se tivesse adesivo na bolacha, seria o Plá pirateado, pois os CDs do Plá na bolacha são identificados com caneta texto”, concordei e falamos com orgulho do artista, ele também em falou que sempre pega CDs do Plá e que eles tem saída. Assim o Plá, por si só, vendendo de mão em mão, sem apoio de gravadora, vai vencendo a indústria, ele é um dos melhores exemplos do faça você mesmo.

Capa do 41º disco do Plá – Coletânea

 O Plá geralmente está na Rua XV, tem Facebook, vão atrás dele, ouçam tocar ao vivo, troquem uma idéia com ele e adquiram suas obras, é genial, o Plá é nosso, é daqui.

Foto do Cd Outra Visão por: Wagner Melo

As outras fotos das Capas dos outros Cds desconheço autoria.

Texto escrito por Ederson Metring – Edinho Man



Post Tags


Comentários


Muito boa sua redação Edinho. jlJá havia lido anteriormente outro artigo seu sobre o nosso artista Plá. Até referi que sempre o via na rua XV, mas não conhecia seu verdadeiro potencial. Graças ao seus comentários, eu, e acredito, outros tantos se inteirarsm desse nosso artista de rua.
Muito bom, parabéns pelo seu trabalho e um grande abraço.

Responder

Adicionar Comentário




Descubra mais sobre Balbúrdia Records

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading