Trajano Records e Trajano Hells, selo e zine do Undergroud Curitibano.
Que a cena curitibana sempre nos apresenta coisas legais e interessantes já é sabido, O selo do Cavalo Babão é uma das influências na criação da Balbúrdia Records e hoje conversamos com Alexandre Buhler sobre os projetos Trajano Records e Hells. A Trajano Records é uma Gravadora e Selo de distribuição Situada em Curitiba/PR com o objetivo principal de divulgar a Cultura e a Arte! Principalmente os artistas do Underground. Desse projeto nasceu a Trajano Hells é uma revista de divulgação da arte e da cena Underground, criada em 2020, em edições físicas, para conectar as pessoas, trazendo o formato Zine novamente para a Cena Underground.
Trabalhamos para divulgar e contribuir com os projetos, pois na verdade não existem concorrência ou rivais no Underground, existe apenas o Underground.
Alexandre Buhler
Quem é a Trajano hoje? Quem que participa colabora?
Alexandre Buhler – Atualmente quem participa da empresa Trajano Records, São :
Willian Beer, que cuida da parte da gravadora, administrando bandas que querem se juntar ao time da Trajano Records, ele também administra a parte da edição e master das músicas. ele é o fundador da empresa, antes dela se tornar a Trajano Records
E eu Alexandre Buhler, que sou Designer, publicitário e trabalho com a parte da divulgação e da revista Trajano Hells
Eu comecei a ter contato com a Trajano com o trabalho do Gege Valentino e o Festival Trajano Hells versão online, e o Cavalo Babão me cativou, conta para quem é de fora da cidade do que se trata.
Buhler – Um dos elementos mais marcantes para a empresa, foi a Logo que agora tem em seu destaque o Cavalo Babão, estátua, monumento e um dos símbolos e pontos turísticos de Curitiba, que representa o Largo da Ordem e o centro da cultura underground da cidade. Nós trabalhamos bastante com esse ar mais leve e despojado, por isso a criação do Cavalo Babão falando nos vídeos, e trabalhamos para divulgar o underground a arte e a cultura. Uma das características mais marcantes da empresa é seu humor, interação e descontração, para retratar bem isso usamos dois elementos presentes na logo de forma criativa e descontraída em nossos vídeos, apresentando e falando sobre eventos, promoções, novidades da nossa empresa, O Cavalo Babão e o Senhor Trajano Reis.
É um selo, é um zine, grava, prensa CD e material gráfico, pode nos contar como começou?
Buhler – A Trajano Records, é a uma empresa criada pelo Willian Beer, músico e artista de Curitiba em Setembro de 2014, na época com o nome de Supertrampo Records, era um selo para reunir os trabalhos e músicas do Beer, o Selo foi adquirindo destaque no cenário Underground e com o tempo foi reunindo vários projetos e bandas, do próprio artista como a sua banda Renegados do Folk, uma banda bem marcante no cenário Curitibano e de bandas de seus amigos, como a banda Valentino 5 Cordas. Em janeiro de 2020 com o objetivo de reunir mais projetos e mais ideias para o Selo, o designer e músico Alexandre Bühler, se juntou a equipe da empresa, e houve uma mudança na estratégia de marketing da empresa com a meta de conquistar um maior público. A Supertrampo Records se tornou a Trajano Records.
A revista Trajano Hells, traz os lançamentos do Selo Trajano Records, assim como os lançamentos de bandas autorais de Curitiba, matérias do âmbito musical e cultural, como feiras que estão rolando com artistas e lojas underground, e sobre projetos de parceiros, amigos e pessoas que tenham interesse em divulgar seu conteúdo na Revista. As colunas e os textos, são feitos pelos colaboradores da Trajano Records, e por convidados que desenvolvem textos com temas variados como política, arte, tendências, e discussões de assuntos polêmicos que merecem destaque.
Eu admiro o trabalho de vocês e confesso que são inspiração para a balbúrdia, quais as dificuldades para artistas independentes/underground hoje?
Buhler – A maior dificuldade que temos hoje em dia, é a falta de recursos na minha opinião, nós que sempre tentamos contribuir com o underground, temos sempre que investir nosso próprio dinheiro nos projetos, é praticamente impossível sobreviver literalmente só do underground, nossa batalha é trabalhar em empregos diferentes, sendo funcionários, ou as vezes tendo uma empresa, mas em um ramo mais lucrativo, para poder usar parte desse dinheiro para nossos projetos, seja uma gravadora, uma banda, ou algum outro projeto independente.
Antes tínhamos algumas leis de incentivo que auxiliavam bastante na produção de CDs, gravação e edição, através da lei de incentivo cultural, mas de qualquer forma sempre foi difícil para nós que somos artistas independentes conseguíssemos batalhar pelos nossos projetos.
Um último recado para a galera
Nós da Trajano Records e a Trajano Hells, não queremos ser apenas mais um projeto do underground
Queremos ajudar e contribuir com a arte e cultura da cidade. Por isso trabalhamos para divulgar e contribuir com os projetos, pois na verdade não existem concorrência ou rivais no Underground, existe apenas o Underground.
Serviços da Trajano:
Temos os serviços da Revista Zine Trajano Hells, o serviço de prensagem de cds, somos contato gráfico, caso alguém precise fazer materiais gráficos diversos, como banners, cartões de visita, folders, selo de distribuição de bandas, e fazemos a gravação e edição de músicas para as bandas underground.
Confira as redes da Trajano:
Há uma campanha no apoia-se onde você pode contribuir para esse projeto.